Renuncia

pesquisa

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Organização de Controle Social amplia número de agricultores cadastrados em Bonito

A Organização de Controle Social (OCS) Vida Agroecológica vai ampliar o número de famílias de agricultores cadastradas no Ministério da Agricultora, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A iniciativa é realizada dentro do grupo de produtores orgânico, do município de Bonito, que contam com Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).
“Serão mais quatro famílias agricultoras atendidas pelo serviço do Instituto, inseridas na OCS Vida Agroecológica. Com isso, passa de vinte o números de famílias cadastradas como produtoras orgânicas”, explica o extensionista do IPA e coordenador do projeto, Ramon Bezerra.
A entidade, que reúne famílias agricultoras, técnicos e consumidores, foi criada em Bonito no intuito de garantir a qualidade de produtos orgânicos, perante o Mapa. Atualmente, o grupo comercializa os produtos no Mercado da Vida, espaço público onde ocorre a feira semanal de produtos orgânicos, como também para a merenda escolar do município, por meio do Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE.
Em breve, fornecerão ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco – COOPEAFA, a Companhia Nacional de Abastecimento -  CONAB e o Serviço Social do Comércio - Sesc Recife.
“A ampliação do quadro de famílias agricultoras na OCS é um indicativo que o Projeto Vida Agroecológica tem se consolidado, apesar de todas as dificuldades, como proposta de desenvolvimento para a agricultura familiar de Bonito” diz Bezerra.
A OCS foi criada no último mês de abril como uma das ações do Projeto Vida Agroecológica, a partir de uma articulação entre famílias agricultoras em processo de transição agroecológica, o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, a Prefeitura Municipal do Bonito, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e o Coletivo Aimirim.  
A Organização de Controle Social pode ser formada por um grupo, associação, cooperativa ou consórcio, com ou sem personalidade jurídica, de agricultores familiares. Mas, para que a Organização seja reconhecida pela sociedade e ganhe credibilidade, é preciso que entre os participantes exista uma relação de organização, comprometimento e confiança.
O papel da Organização de Controle Social é orientar de forma correta os agricultores que fazem parte dela. Por isso, quando necessário, ela deverá consultar a Comissão da Produção Orgânica - CPOrg - da unidade onde estiver situada sobre decisões técnicas que lhe estejam atribuídas pelos regulamentos da produção orgânica.
Mais informações sobre Organização de Controle Social (OCS) e credenciamento de organismos responsáveis pela certificação de produtos orgânicos: cartilha http://www.planetaorganico.com.br/arquivos/CONTROLE_SOCIAL.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeito e Vice - prefeito Eleito de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho tomam posse e Manobra Politica Garante Maioria na Câmara.

Tomaram posse neste dia 01/01/2021, o Prefeito e Vice-Prefeito eleitos  do município de São João, Wilson Lima e Jucelio Marinho ambos do Par...